A minha vida no 5º ano

Heyyy

Como estão todos??

Hoje venho-vos falar de como têm sido os meus dias ultimamente. Tenho estado muito mais ocupada com a universidade por isso não tenho tido a oportunidade para escrever muito. Com este sistema de módulos, sinto que estou sempre em época de exames…se não estão com exames, estou a stressar porque tenho de ter as aulas em dia…enfim.

Ultimamente os meus dias têm sido muito: ir aos estágios e as aulas teóricas e chagar a casa sem vontade nenhuma de fazer mais nada 😅😅. Ainda tendo encaixar um pouco de exercício físico mas acabo sempre por apenas fazer caminhadas.

E quais são as cadeiras que estás a ter agora (perguntam vocês). Então vamos lá…

- Neurologia

Estágios de quarta a sexta sendo que quarta é cerca de 3h e os restantes dias são de 6h. Infelizmente o estágio é só de 3 semanas por isso acabo-o esta semana. Estou a adorar! Todos os dias temos algumas explicações práticas por parte da médica que nos acompanha e depois vamos sempre sempre ver pacientes (a minha parte favorita). Podemos tirar a história clínica e fazer o exame neurológico a todos os pacientes e, felizmente para nós alunos, temos tido a oportunidade de ver pacientes com vastas patologias neurológicas: desde Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Miastenia Graves a AVC’s…temos visto de tudo um pouco.

Quanto às aulas teóricas, também são bastante interessantes. A nossa professora traz sempre pacientes para a última parte da aula com doenças respetivas ao tópico da aula.

Cada vez sinto mais que esta é uma especialidade que me cativa e que possivelmente possa estar no meu leque de escolhas no futuro.

 

-Cuidados Intensivos e Anestesia

O meu estágio só vai começar para a semana mas pelo que os meus colegas me vão dizendo, é também bastante prático e temos a oportunidade de participar em cirurgias e de estar nas salas com os pacientes. Sei também que vai ser um estágio tão intensivo como o de neurologia uma vez que os professores exigem algum conhecimento das aulas teóricas.

As aulas teóricas, apesar de não serem tão interativas como as de neurologia, são também bastante interessantes. A professora tenta explicar ao máximo a parte prática da teoria para conseguirmos entender tudo sem grande stress.

 

-Oftalmologia

A única cadeira que não têm estágio, mas sim aulas práticas. Temos aulas de 2h duas vezes por semana. São mais teóricas que práticas pelo que não temos muito contacto com os pacientes, no entanto, os professores mostram-nos imensos vídeos e imagens alusivas aos tópicos da aula.

Para ser honesta não é um estágio que me cative muito mas também não me posso queixar porque as aulas não são assim tão longas.

Vou deixar aqui o meu horário para terem mais ou menos uma noção da carga horária. 

Com tudo isto, ainda estou a ter aulas de Alemão. São aulas privadas pelo que não pertencem ao plano curricular da universidade. Tenho de admitir que aprender uma língua nova é um excelente hobby e ajuda-me imenso a desconectar do dia de aulas e de todo o estudo que tenho de fazer.

Aos fins de semana tenho tentado estudar as aulas teóricas da semana mas, tenho a dizer que mesmo sendo esta apenas a semana número 3, já tenho imensas aulas em atraso. E claro, aos fins de semana é quando passo também algum tempo com os meus amigos, porque na verdade, se não for no fim de semana, quando é que é!?

Espero que tenham ficado com uma ideia de como é que é a vida de uma estudante de medicina no 5º ano.

O que é que gostariam que falasse mais aqui no blog? Têm algum tópico de maior interesse?

Até á próxima🙆!

 

Comentários

Mensagens populares