Processo de admissão UMFST

Tenho recebido algumas mensagens com questões relativamente ao processo de admissão da minha Universidade pelo que, o post de hoje é dedicado a esse tópico.

Quero desde já deixar aqui esclarecido que eu não trabalho para nenhuma empresa que trate deste tipo de processos, tudo o estiver aqui escrito é apenas baseado na minha experiência como estudante que já passou por este processo.

  1. O primeiro passo que aconselho todos os interessados a ingressar no curso de medicina aqui na Roménia a dar é, decidir se é mesmo este o caminho que querem seguir. O processo de ingresso poder demorar algum tempo e é trabalhoso visto envolver algumas burocracias. O curso em si é exigente e muitas vezes damos por nós a perguntar se é mesmo o que queremos fazer.
  2. O segundo passo passa por decidir qual a(s) universidade(s) a que se querem candidatar. Para tal, aconselho visitar os sites das diversas universidades aqui na Roménia (Cluj Napoca, Iaṣi, Arad, Oradea, …). Como a (única) universidade a que me candidatei foi Universidade de Medicina e Farmácia de Târgu Mure, apenas posso deixar aqui algumas informações acerca desse processo.
  3. A minha universidade apresenta dois tipos de admissão: Early Admission e Regular Admission. Early admission geralmente acontece durante o mês de abril e permite aos interessados iniciarem o processo de admissão antes da época “normal” enquanto que, Regular Admission acontece durante os meses de junho e julho. Ambos os processos de admissão englobam: pagamento de taxa de inscrição, preenchimento de ficha de inscrição online, entrevista por Skype, entrega de documentos necessários à inscrição e seleção dos candidatos com base nos critérios definidos pela universidade.

·  A taxa de inscrição varia de ano para ano, pelo que percebi, este ano (2020) a taxa de inscrição era de 150 euros.

· Ficha de inscrição online consiste numa colheita primária de dados relativamente ao candidato incluindo a submissão do Currículo Vitae (CV), carta de motivação e carta de recomendação.

·  Entrevista via Skype consiste num diálogo entre o candidato e o entrevistador. Destina-se a avaliar o nível de Inglês do candidato bem como a sua motivação a ingressar no curso.

·  Entrega de documentos primeiramente é feita através de uma plataforma online designada para tal e, posteriormente, os documentos originais têm de ser entregues pessoalmente na Universidade. Os documentos necessários para o processo de admissão podem ser encontrados aqui: https://www.umfst.ro/fileadmin/admitere/admission2020/Admission_methodology_2020.pdf.

     Depois de todos os documentos serem entregues e da realização da entrevista, o processo do candidato irá ser avaliado.

Atenção: se o candidato for admitido à universidade, o processo tem sempre de ser aceite pelo ministério da educação Romena. Este processo é iniciado automaticamente pela universidade.

Para mais informações relativamente a deadlines e preços (propinas e taxa de inscrição) consultem: https://www.umfst.ro/en/admission/admission-2020.html

Todo o processo de admissão à minha universidade poder ser consultado aqui: https://www.umfst.ro/fileadmin/admitere/admission2020/Admission_methodology_2020.pdf

Nota: recebi também algumas questões relativamente ao processo de equivalência de cadeiras de outros cursos. Como eu não pedi equivalência a nenhumas cadeiras não sei qual é o processo.

Aqui deixo também o link do site da minha universidade:

https://www.umfst.ro/en/home.html


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