História e propósito do blog
O tópico de hoje pode ser uma redundância para quem já lê estes posts há algum tempo. No entanto, achei uma boa ideia (e visto que um novo capítulo da minha carreira está a começar) fazer um pequeno resumo da minha história e do meu percurso académico assim como, dos meus objetivos enquanto criadora deste pequeno canto na internet.
Como muitos de vós, sou um ser humano bastante normal… fiz o meu percurso escolar até ao 12º ano numa escola secundária portuguesa perto de casa e acabei em 2018 o secundário na área de Ciências e Tecnologias. A partir daí, o meu percurso académico mudou, e tornou-se um bocado diferente do dos meus amigos (e na verdade, de toda a gente que conhecia na altura).
No início do ano de 2018, comecei a investigar alternativas a tirar a curso de medicina em Portugal. Vários países surgiram como uma possível hipótese, no entanto, eram rapidamente excluídos: ora as suas propinas eram impossíveis de pagar para um mero mortal, ora o custo de vida do país era muito acima da realidade portuguesa, ou simplesmente, o curso não era automaticamente reconhecido quando/ e se voltasse para Portugal. Eis então que surge a possibilidade de estudar na Roménia.
Na altura, não conhecia nada sobre a Roménia: o país, a língua, a cultura, nem conhecia ninguém que tivesse estudado/ vivido lá. Contudo, a curiosidade foi mais forte que o medo e decidi embarcar numa aventura.
Passaram-se 6 anos e escrevo-vos agora como recém graduada do curso de Medicina em Inglês da faculdade de Medicina de Târgu Mureş na Roménia e não podia estar mais feliz.
Neste ano de conclusão do curso (2024), decidi regressar a Portugal e por isso, pedi o reconhecimento do meu diploma que consegui fazer através do tal reconhecimento automático que em 2018 foi um dos critérios de escolha do país para continuar o meu percurso académico. Já me consegui também inscrever na Ordem dos Médicos Portuguesa, na qual me foi atribuído uma cédula profissional, e me possibilitou a realização no passado dia 27 de novembro, da prova nacional de acesso (PNA) para poder escolher uma especialidade em Portugal.
Com o fim de um grande capítulo, abre-se outro ainda maior: o início da vida profissional. Em janeiro deste próximo ano 2025, vou começar a trabalhar como médica de formação geral numa ULS bem pertinho de casa (para contrastar com os últimos 6 anos ehehe) e ainda não consigo acreditar que o sonho do meu pequeno “eu” se está a realizar.
No início desta grande aventura, não encontrei nenhumas informações nem feedback sobre outros estudantes que tivessem estudado/ a estudar na Roménia, por isso, pretendo com este blog e com a minha página de Instagram, divulgar a minha história e partilhar com todos aqueles que têm interesse, um bocado da minha experiência.
Por hoje é tudo,
RoMD
2018-2024 |
Comentários
Enviar um comentário