Sobre mim

Bună Ziua!
 “Olá” em romeno 😉

Sou a  Juls, natural de Lisboa mas há dois anos mudei-me para 4000km de distância para estudar Medicina. Estou no 2º ano na faculdade de Medicina de Târgu Mureṣ, Roménia.

Pela Europa fora, existem diversas opções para todos aqueles que querem  iniciar (ou até mesmo continuar) uma experiência universitária diferente e desafiante. Contudo, penso que a Roménia não é tão conhecida, não fazendo parte do leque de escolhas dos estudantes portugueses. Sabendo disso criei este  blog pretendendo ajudar a expandir os horizontes de todos aqueles que tencionam estudar Medicina fora deste “nosso” Portugal. Ficaste curioso/a? Então junta-te a mim, pois aqui vou partilhando as minhas experiências desde o início desta jornada…. estudar  medicina a cerca de 4000 km de casa.



Târgu Mureṣ


A universidade que frequento situa-se no coração da Transilvânia, na Roménia. Inicialmente pertencente ao Império Austro-Húngaro, Târgu Mureṣ, passou a fazer parte da República da Roménia depois da primeira guerra mundial. Atualmente, a população de Târgu Mureṣ é maioritariamente Hungara, Alemã e Romena sendo esta rica diversidade visível diariamente pelas ruas da cidade.


Roménia

Situada no sudeste europeu, a Roménia apresenta como língua oficial o Romeno (com origens no latim) e, apesar de pretencer à União Europeia desde 2007, apresenta uma moeda própra: RON (1 RON ± 0.20 cent.) . Muito resumidamente, em termos históricos, é importante saberem que esteve sobre o domínio de uma ditadura comunista deste a segunda guerra mundial até à queda do muro de berlim, em 1989.
Certamente que, quando ouves falar da Roménia, vem-te logo à cabeça a palavra “vampiro”… de facto, a Roménia é conhecida pela personagem criada por Bram Stoker: O conde Drácula.  Para além de “vampiros” a Roménia têm também uma incrível área de natureza, indeal para caminhadas … mas têm cuidado… este país apresenta uma das maiores populações de ursos pardo selvagens da Europa!
Visto ser um país com tanto potêncial desconhecido, mais para a frente vou fazer uma publicação a falar mais sobre este país no “outro cantinho” da Europa.




Comentários

Mensagens populares