A vila desconhecida de Sâncraiu de Mureş

Olá a todos!

Hoje venho falar-vos de uma atividade que fiz recentemente.

À alguns dias atrás uma amiga da faculdade propôs-me a visita de uma vila vizinha, Sâncraiu de Mureş. Para ser honesta, nunca tinha ouvido falar desta localidade e muito menos sabia que seria um excelente programa ir até lá.

Esta pequena vila situa-se a cerca de 5 km de Târgu Mureș e visto estarmos a viver uma época especial, para evitarmos transportes públicos/ táxis e fazermos um pouco de exercício físico, optamos por irmos a pé.

Para além de não conhecermos esta parte do județ Mureș, ambicionavamos também conhecer „a parte de lá do rio” e visitar dois pequenos lagos que eram visíveis quando fizemos uma pesquisa no google maps sobre a vila. Para aproveitarmos bem o dia e conseguirmos usar o maior tempo possível de sol, decidimos começar a nossa aventura de manhã e levar conosco algo para almoçarmos.

Plano: percorrer os pontos de interesse da vila e visitar um pouco de Sâncraiu de Mureş + fazer uma boa caminhada😝

Dia 7 de fevereiro às 10h30 lá pusemos pés à estrada e começamos a caminhar. Atravessamos o rio e a paisagem a que estavamos habituadas da cidade de Târgu Mureș mudou completamente....começamos a ver imensas casinhas tradicionais romenas e fomos completamente transportadas para uma vila típica romena, até custava a acreditar que estávamos tão perto do que chamamos a nossa cidade.

Adamos os cerca de 5km e chegamos ao nosso primeiro ponto de paragem: „Lacul Verde Sancraiu de Mures”. Este, segundo o que conseguimos averiguar através de pesquisas, é um lago conhecido para pesca, no entanto, nesse domingo estava fechado e não conseguimos passar para lá das grades do grande portão. Desiludidas mas felizes pela viagem até ao momento, continuamos até à nossa próxima paragem.

Peștișorul de Aur

Prosseguimos com a nossa caminhada, atravessamos a cidade e andamos mais cerca de 15 min. Depressa chegamos à paragem seguinte: Peștișorul de Aur! Novamente, um grande portão erguia-se à nossa frente mas desta vez as portas estavam abertas. Entramos…e…. nem queríamos acreditar😮….um sítio espetacular! Encontramos não só o lago de que estávamos já à espera mas também uma paisagem incrível! um jardim magnífico, um mini zoo e, acima de tudo, um espaço tranquilo onde podemos apreciar a beleza da natureza e a tranquilidade de uma pequena vila. Dentro da zona, encontramos também dois restaurantes com excelentes vistas para o lago que, mais tarde, descobrirmos serem os restaurantes prediletos para realizar as bodas de casamentos. Após passearmos um pouco pelo parque envolvente ao lago, visitamos o mini zoo onde encontramos animais como Alpacas🙀, pavões, coelhos, veados e avestruzes. Já cansadas, paramos e fizemos um picnic num dos muitos bungalows do jardim.

Depois de um merecido descanso, continuamos a nossa caminhada, andamos mais um pouco pela vila e começamos a fazer o nosso caminho de volta à cidade. O caminho de regresso não teve uma paisagem tão encantadora, visto termos seguido por uma estrada mais frequentada por carros e com mais poluição.

Deixo aqui o percurso que fizemos:

 


No total, fizemos cerca de 14 km….mas todos minutos valeram a pena!

Apesar de vivermos em tempos complicados, com imensas restrições e medidas de proteção, conseguimos adaptarmo-nos e aproveitar ao máximo os últimos dias de férias antes de começarmos novamente as aulas.

Espero que tenham gostado e que esta minha pequena aventura vos dê a motivação de que precisavam para conhecerem um pouco dos lugares onde vivem…e vão ver que vão ter agradáveis surpresas!!!!

Aqui estão algumas fotografias desta nossa viagem:

Rio Mures
Peștișorul de Aur

Peștișorul de Aur

Até ao próximo post 👋

Comentários

Mensagens populares