2º módulo, sessão de exames, férias e vacina

De volta a Portugal
Heeelloo!

Hoje escrevo-vos sobre os meus últimos meses na faculdade.

Comecemos por novembro…

Em meados do mês de novembro, a situação na Roménia relativamente à pandemia começou a piorar um pouquinho, sendo que a universidade teve de optar novamente por lecionar as aulas exclusivamente online (à semelhança do que tinha acontecido já em março). Com aulas exclusivamente online até ao início do próximo módulo, em fevereiro, e com o natal quase a aproximar-se, tomei a decisão de regressar a Portugal e continuar a acompanhar as aulas junto da minha família.

Um mês passado e chega o Natal, o Ano novo e, com eles as também merecidas férias de Natal 😊.

Natal em Portugal
No mês de janeiro continuo com as aulas online e no final do mês tive a tão aguardada….. Sessão de exames! Como já é hábito, nas duas semanas do módulo reservadas para sessão de exames, passo o dia fechada do meu quarto a estudar e mais nada de especial acontece.

Este segundo módulo de 7 semanas foi composto por 4 disciplinas: Farmacologia, Semiologia Médica, Imunologia e Bioquímica clínica. Sem dúvida, considero ter sido bastante desafiante aprender conteúdos por exemplo de Semiologia Médica online, principalmente a parte prática que geralmente é lecionada em contexto hospitalar. No entanto, reconheço que, aulas online dão-me a possibilidade de desenvolver e aprofundar o meu conhecimento teórico sobre a disciplina e que, mais tarde, terei a possibilidade de o aplicar.

De todas as cadeiras que tive este módulo, a minha favorita foi Farmacologia. Esta cadeira deu-me a oportunidade de relacionar as patologias e “encaixá-las” em certas categorias de forma a ser mais fácil associar os melhores (e mais adequados) medicamentos. Adquiri também conhecimento sobre os diferentes mecanismos de ação e efeitos secundários de cada medicamento. Com esta cadeira, finalmente sinto que estou a estudar Medicina, aliás, quase todas as cadeiras destes dois primeiros módulos do terceiro ano, me estão a dar uma visão cada vez mais realista do que me espera nesta profissão.   

Regresso à Roménia
Regresso à Roménia
Depois de exames feitos…FÉRIAS😎!!!! Terei agora uma semana de merecido descanso depois de quase três meses de estudo e aulas.

Escrevo-vos agora do presente, quando me encontro novamente no meu apartamento na Roménia. Cheguei ao país no dia 31 de janeiro, curiosamente no dia em que as fronteiras portuguesas fecharam.

A minha universidade anunciou que no módulo que se segue, iremos ter aulas em sistema híbrido, ou seja, aulas teóricas online e aulas práticas presenciais. Nas próximas semanas aguardo também pela toma da vacina COVID: aqui na Roménia, os estudantes de Medicina e de cursos de áreas da saúde, encontram-se no grupo I da vacinação pelo que, apesar de ser uma estudante internacional, terei o direito de receber a vacina assim que houver doses disponíveis. Por enquanto, nesta semana de férias, tenho aproveitado para meter a conversa em dia com as minhas colegas de apartamento, fazer limpezas e, claro, descansar!

Até ao próximo post! 👋

Comentários

Mensagens populares