Adeus Portugal, até já!

Tudo o que é bom acaba depressa…. Acabou-se a pausa em Portugal e é tempo de regressar à Roménia✈. 

Como já mencionei aqui, em março regressei a Portugal uma vez que, a minha universidade passou a dar as aulas inteiramente online e, desde então tenho estado em casa a estudar e, até julho, a ter aulas.

Agora em setembro vou ter os meus exames do 2º semestre do 2º ano presencialmente e, para tal, tive de regressar. Visto que a Roménia até ao início de agosto estava a impor quarentena de duas semanas a todos o que viajavam de Portugal, achei melhor regressar com o devido tempo antes do meu exame caso a regra do isolamento voltasse.


Viagem

Para mim a pior parte é sempre a viagem, e desta vez não foi exceção.

Geralmente opto por viajar de Lisboa para Târgu Mureṣ com escala em Londres ou em Budapeste visto que viajando para o aeroporto da Transilvânia (Târgu Mureṣ) já estou mesmo perto da minha casa. Optando por este trajeto, a viagem tem uma duração total de cerca de 12 horas (sim, tanto tempo) mas deve-se ao facto de entre os dois voos eu deixar sempre pelo menos duas horas de segurança. Por vezes esse trajeto não está disponível nas datas em que pretendo viajar o que me leva a modificar um pouco a rota. Agora no meu regresso à Roménia (e devido a alterações de última da hora por parte na companhia aérea) tive de optar por voar diretamente de Lisboa para Bucareste e depois apanhar um transfere para casa sendo este percurso também de 12 horas.

Assim foi…. depois de uma longa viagem, no dia 16 de agosto já estava no meu apartamento na Roménia. Pior parte da viagem…chegar ao apartamento e não ter as minhas colegas 😕


Voltar a estar sozinha

Quando cheguei ao apartamento senti um grande vazio, tudo para mim parecia estar diferente. Durante 6 meses estive sempre rodeada de família e agora, de um momento para o outro, via-me outra vez, sozinha, longe de casa. Confesso que, o dia da minha chegada foi o pior…senti saudades de tudo o que tinha deixado em Portugal: família, amigos…conforto. Visto que as minhas colegas de apartamento ainda não tinham regressado dos seus países (Alemanha e Itália) e ainda iria estar uma semana sozinha tive de tomar medidas para me voltar a sentir em casa 😅😅: coloquei alguns posters na parede que trouxera de casa, reorganizei a decoração do meu quarto e relembrei o “porquê” de estar de volta: estudar o que mais gosto. Pouco a pouco tudo voltou a fazer sentido e, num piscar de olhos, uma semana já tinha passado e voltava a ter novamente companhia. Tudo tinha voltado ao normal.


Nova rotina

Quando me comecei a sentir novamente em casa, pouco e pouco fui conseguido focar-me novamente no que me trouxera de volta: os 6 exames a realizar no início de setembro. O que restava do mês de agosto e os primeiros dias de setembro foram passados fechada no quarto…adivinhem a fazer o que….estudar, claro. Visto que agora já não tenho ninguém que cozinhe para mim ou ajude na limpeza e lavagem de roupa tive de incorporar também essas tarefas na minha rotina…agora é que dou bastante valor ao trabalho da minha mãe e do meu pai em casa.

Em suma: por muito que seja difícil regressar depois estar 6 meses em Portugal, é bom relembrar sempre qual objetivo que temos e o motivo pelo qual decidimos embarcar nesta aventura, não esquecendo que, com amigos, a viagem se faz melhor💪!

 



P.S I know I know já estamos em setembro….o post devia ter saído no final de agosto mas como estive a estudar para os exames não tive tempo de o fazer mais cedo📖📕. O próximo vai ser sobre o processo de admissão à universidade uma vez que tenho recebido algumas mensagens a pedir mais informações. Fiquem atentos!

Comentários

Mensagens populares