Roménia: novo país, nova cultura




Hoje venho falar de um tema bastante pedido: Vida na Roménia (custo de vida, o que visitar, cultura etc.…)
A Roménia é, como costumo dizer, uma maravilha de país ainda por descobrir…deixo aqui algumas informações para quem estiver interessado.





Custo de vida:

Como disse no meu primeiro post, apesar da Roménia pertencer à União Europeia desde 2007, ainda não adotou o Euro e, deste modo, o custo de vida é ainda baixo comparativamente com o de Portugal (1 RON ± 20 cent.). Para terem uma ideia, na cidade onde vivo é bastante fácil encontrar um apartamento para alugar por cerca de 200 euros/ mês se estiverem dispostos a partilhá-lo com outros estudantes (o que eu recomendo) ou por 300 euros/ mês, se quiserem viver sozinhos. Em relação à alimentação, fica barato comer num restaurante: uma refeição completa pode ser encontrada por cerca de 18/20 leis (aproximadamente 4 euros).
Os transportes também são baratos: o autocarro dentro da cidade custa 2 lei (cerca de 40 cent.) no entanto, o meio de transporte preferido dos estudantes é o táxi visto ser barato e rápido.
Para quem estiver interessado em preços em mais detalhe, deixo aqui um link que, na minha opinião, está bastante de acordo com a realidade que encontro diariamente:

O que visitar:


Para todos os que estiverem a planear uma visita à Roménia (agora não que estamos em tempo de pandemia Covid-19… mas depois de isto tudo passar😊) deixo aqui o meu Top 10 de locais que já visitei e ADOREI.
  •          Castelo de Bran (mais conhecido como castelo do Drácula);
  •      Castelo de Peleṣ;
  •           Cidade de Sinaia
  •        Castelo de Hunedoara;
  •       Salina Turda (minas de sal);
  •          Citadela de Braov;
  •          Cidade de Sibiu;
  •          Centro Histórico de Sighioara;
  •          Cidade de Cluj-Napoca;
  •          Poiana Braov (ideal para quem gosta de fazer ski).

Recomendo também caminhadas na cordilheira dos Cárpatos, lá a natureza parece infinita e, em certas zonas, é possível visitar algumas grutas.
Se tiverem tempo, aconselho a visita ao santuário dos ursos em Zarnesti (perto de Braov). Ao visitar este santuário têm a possibilidade de ver ursos pardo resgatados de instituições e, ao mesmo tempo estão a apoiar uma associação que visa a proteção e preservação da vida animal!


 Cultura:

A cultura romena é bastante diversificada. Diariamente podemos ver estar diversidade na arquitetura de edifícios, produtos à venda nas lojas, língua falada, etc… que existe uma junção de diferentes povos, maioritariamente de origem Húngara e Alemã.
Na Roménia, grande parte da população é cristã Ortodoxa levando a celebrações religiosas diferentes das nossas (como é o exemplo da Páscoa, festejada pelos Romenos uma semana depois da Páscoa Cristã).
A gastronomia é também bastante variada e, pelos menos na cidade onde vivo, tão facilmente se consegue encontrar comida romena como húngara. Os pratos mais conhecidos são:
·         Sarmale;
·         Ciorbă;
·         Mămăligă;
·         Kürtőskalács (snack);
·         Lángos (tanto pode servir como snack ou acompanhar um prato principal).
E assim termino mais um post. Espero que vos tenha criado curiosidade em conhecer mais sobre a Roménia e que em breve vos veja por cá!






Comentários

Mensagens populares