O meu primeiro ano na faculdade


Eu sei que já foi há quase 1 ano que entrei para o 1º ano da faculdade, mas parece que foi ontem!

Lembro-me perfeitamente da minha “freshers week” (em português: a semana dos caloiros). Esta atividade começou uma semana antes das aulas iniciarem oficialmente e, foi criada pela associação de estudantes, com o objetivo de dar a conhecer a cidade e a universidade a todos aqueles que chegavam pela primeira vez à Roménia. Nesta semana houve também” Meet and Greets” para, tanto os alunos todos do primeiro ano se conhecerem, como também, para conhecermos a comunidade estudantil que se disponibilizara a “orientar” os novos alunos. 


Logo no final da primeira semana de aulas, deu para perceber o ritmo de trabalho que tinha de adotar nos próximos meses .No início não foi fácil adaptar-me a esta nova dinâmica de estudo até porque, a juntar a estar a entrar no ensino superior, estava também a viver pela primeira vez fora de casa, a fazer novas amizades, a realizar as minhas compras sozinha e a ter que cozinhar para mim. Ao fim de alguns meses de prática lá me consegui habituar à nova realidade e consegui conciliar tudo de modo a aproveitar ao máximo o meu tempo de estudo.


Na minha universidade, todas as cadeiras são feitas por exame teórico no final do semestre, na chamada “exam session” e, por exames práticos, realizados na semana antes: “pre-session”. Ao longo do semestre, em algumas disciplinas, são realizados “Midterms” (podem ou não ser eliminatórios) e TBL’s (Team base learning) que apenas contribuem para aumentar a tua nota final.
Vou agora falar um pouco do plano curricular do primeiro ano visto considerar importante para quem esteja a considerar medicina como opção para ensino superior.

No primeiro semestre tive: 
Bioquímica 1, Anatomia 1, Primeiros Socorros/Comunicação, Biofísica, Medicina Informática, Romeno, Deporto e Curso Opcional (eu escolhi Simulação médica, mas havia pelo menos 4 opções à escolha).




No segundo semestre tive: Bioquímica 2, Anatomia 2, Fisiologia 2, Biologia Celular e Molecular, Bioética, Romeno e Deporto.
Ao longo do ano tive também de realizar 4 estágios de 12h horas num dos hospitais da cidade e, nas férias do verão, tive de realizar 4 semanas de estágio num hospital à minha escolha (eu escolhi fazer este estágio em Portugal😊).



Estava a pensar fazer um post com informação mais detalhada sobre cada cadeira que tive no ano passado e a minha opinião sobre algumas das cadeiras…o que acham? Seria do vosso interesse? Deixem a vossa opinião!



Comentários

  1. Bom dia , meu filho esta precisando de uma ajuda , informações, moramos no porto. Ele ja tem uma licenciatura de engenheiro industrial reconhecida pela faculdade do porto. Comecou biomedicina na CESPU que informaram que tinha convenio com a Oax de Madri mas a faculdade sao 22 mil euros por ano. Ele ja fez um ano , fala ingles. Precisamos muito de uma ajuda. Se vc puder
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Deixo aqui o meu e-mail para ser mais fácil o contacto: medicinaromeniadiarioestudante@gmail.com. Obrigada

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares