Medicina em tempos de COVID-19- Parte 2

Como prometido, aqui fica a segunda parte da minha experiência como estudante de Medicina durante a quarentena imposta devido à pandemia COVID-19.


Turnos e Estágio de Verão🌞

Todos os anos, os estudantes da minha faculdade têm de realizar turnos de 12h (prática de habilidades abrangida pelo plano curricular) num dos hospitais da cidade e, entregar até o mês de maio, as assinaturas/ carimbos dos médicos responsáveis por esse mesmo turno. Este ano, devido à pandemia, a data de submissão desses comprovativos foi adiada até setembro. Adicionalmente, temos de realizar um estágio (prática de especialidade) durante as férias do Verão para começarmos a aplicar o conhecimento adquirido durante o ano, na atividade prática.

Acontece que, devido ao cancelamento das aulas presencias em meados do mês de março e, visto que voltei para Portugal mais cedo, não tive oportunidade de acabar os necessários 6 turnos de 12h e, com a aproximar do verão, tive de começa a pensar sobre o meu campo de estágio para este ano.

Problema😲…. devido a esta situação do COVID-19, os estágios em hospitais cá em Portugal (e em quase toda a europa) foram cancelados tornando assim a realização dos meu estágios de verão impossível.

Perante este cenário, a minha universidade mostrou-se recetiva e autorizou a realização de estágios em período de aulas e alargou também a lista de campos de estágios possíveis, nomeadamente, a realização dos mesmos em centros de saúde, hospitais/clínica privadas e em clínicas de ambulatório.

Assim sendo, consegui contactar outras instituições de saúde perto da minha casa e, felizmente, o centro de saúde aqui da minha localidade aceitou a realização os meus estágios.

Dado estas alterações de regulamento, iniciei recentemente os meus estágios no centro de saúde enquanto continuo a ter as aulas online🤓.

Podem estar-se a perguntar o porquê da realização dos meus estágios agora, em tempo de aulas, e não mais para a altura das férias do verão….boa pergunta! Acontece que, eu irei regressar à Roménia para realizar os meus exames finais presencialmente pelo que isso pode acontecer entre julho e setembro (só iremos ter uma data anunciada 30 dias antes da realização dos mesmos) assim sendo, realizando já o estágio, não preciso de me preocupar mais se consigo realizar ou não os estágios deste ano e fico já despachada!

Como podem ver, apesar de estarmos a viver momentos teoricamente de mais sossego, tenho estado até bastante ocupada entre estágio, aulas e estudo😎.





Comentários

Mensagens populares