Medicina em tempos de COVID-19 - Parte 1


Como todos sabemos, estamos a viver tempos que vão ficar nos livros de história. Mas, mesmo em quarentena, a vida não para e continuamos todos a ter aulas, a trabalhar e a estudar de uma forma um pouco diferente da que estamos habituados.

Eu não sou exceção.


A 9 de março as minhas aulas na faculdade foram suspensas e, para não ficar retida na Roménia durante o lockdown, a 14 de março viajei para casa, em Portugal. É aqui que me encontro desde então.
A 30 de março, depois de a minha universidade se ter organizado, as aulas voltaram a recomeçar mas desta vez online💻.

Aulas online


Ter aulas online é uma realidade bastante diferente de aquela que estamos habituados. Primeiro, todas as aulas que eram “práticas”, deixaram de o ser e passaram a mais uma aula “teórica”. Depois, já não existe aquela responsabilidade de estar atento durante a aula porque, na verdade, o professor nunca sabe se estamos realmente em frente ao computador (nós nunca precisamos de ligar a câmara) e, devido à time zone (na Roménia são + 2 horas⌚) passei a ter algumas aulas às 7h da manhã 😵!
Tirando estes pequenos pormenores, considero que ter aulas online pode ser um pouco desafiante mas têm as suas vantagens: podemos assistir a aulas com a roupa mais confortável que temos, podemos estar no conforto da nossa casa e, muitas vezes, os professores deixam gravar a aula o que significa que mesmo que não estejamos no mood ou simplesmente não percebemos algum tema da matéria durante a aula, podemos sempre voltar a revê-la quando estivermos a estudar.
Infelizmente, a minha faculdade não aprovou exames online pelo que, por enquanto, só estou mesmo a ter as aulas e, todas as avaliações importantes, vão ter de ser realizadas presencialmente entre julho e setembro quando esta situação melhorar um pouco.



Estudar em casa


Aqui está mais um desafio!... Até então, nunca tinha precisado de estudar tanto tempo matéria da faculdade em casa, em Portugal. Estar cá significa estar com a minha família, tempo de descanso e não tempo de estar fechada no meu quarto a estudar pelo que, no início foi um pouco difícil de gerir tempo em família e tempo de estudo😅. Um dos outros desafios de estudar em tempos de quarentena é o facto de não poder sair de casa e ir estudar para a biblioteca. Habitualmente a biblioteca é o meu “refúgio” para estudar uma vez que lá não tenho distrações e, vendo outros estudantes e os meus colegas a estudar, sinto a “pressão” para acabar tudo aquilo a que me propus a fazer.

Para este post não ficar muito grande, decidi dividi-lo em 2 partes. A 2ª parte chega dentro de alguns dias…até já😉!

Comentários

Mensagens populares