Como tudo começou...



Vamos agora recuar a abril 2017, férias da Páscoa do meu 11º ano. Com os exames nacionais aí à porta, tinha cada vez mais presente que tinha de começar a tornar definitiva a minha escolha para o ensino superior. Já tinha como opção Medicina mas, seria a única opção?
Realizei pesquisas sobre cursos na minha área de interesse em sites de universidades, uniarea, inspiring future e, através de panfletos distribuidos na minha escola. Fui também a alguns dias abertos de universidades perto da minha área de residência. Depois de alguma pesquisa cheguei à minha conclusão final: Medicina era mesmo a minha escolha💊.


Desde essa altura, até mais ou menos à altura do verão desse mesmo ano, começei a pesquisar sobre vários cursos de medicina, tanto nacionais como internacionais. Encontrei várias hipóteses interessantes mas, a mais apelativa, foi estudar na Roménia.
Estudar na Roménia, para mim, trazia vantagens como:
  •          Tirar um curso fora de Portugal em Inglês possibilitando a abertura de novas “portas” no futuro;
  •      Estudar num país onde o custo de vida é inferior ao português💰;
  •          Estudar numa universidade onde o valor das propinas são o mais baixo da Europa (relativamente a universidades que oferecem o curso em Inglês);
  •         Ter a possibilidade de criar relações internacionias (visto que, quase todas as univeridades Romenas apresentam uma secção do curso de Medicina só para estrangeiros).

A hipótese permaneceu em aberto até mais ou menos Natal de 2017.


Chegando ao início de 2018, apercebi-me que tinha de tomar uma decisão, uma vez que, a universidade romena que tinha como 1ª opção, oferecia um regime de “early admission” para a qual eu me podia pré-candidatar antes de acabar o secundário e, depois de o acabar, poderia proceder à finalização da minha candidatura.
Assim foi, a partir de janeiro 2018 iniciei todo o processo necessário para começar a minha candidatura à Universidade de Medicina de Târgu Mure. O processo foi bastante demoroso e, por vezes quase que parecia impossível de se realizar!
O tempo foi-se passando e eu fui consiliando as minhas aulas de 12º e a realização do processo de candidatura.
Chegamos a março de 2018. No final desse mês acabavam as inscrições para a “early admission”.
Com muito trabalho e ajuda das pessoas certas, consegui cumprir o prazo de entrega de todos os documentos e, na segunda quinzena do mês, submeti a minha candidatura. Restava esperar….

No mês de abrilfui contactada para a realização de uma entrevista via Skype para demonstrar o meu nível de Inglês e responder a algumas perguntas da universidade (motivação para a candidatura, objetivos que queria ver cumpridos com a realização do curso etc…). Depois de entrevista feita restou-me esperar por uma resposta.


A resposta final chegou-me a 3 de maio…. Tinha sido admitida condicionalmente. O que é que isso significa? Significa que, eu tinha sido ACEITE mas, como ainda não tinha acabado o secundário, a universidade não me podia garantir a 100% que eu tinha entrado, só quando eu acabasse o secundário e tivesse o diploma final com as minha notas todas e média final é que podiam finalizar o meu processo e , consoante todas as informações dadas pelo diploma do secundário é que me podiam dar a resposta final.

Em julho de 2018, com os exames de 12º realizados e secundário acabado, pude submenter-me à ultima fase de candidatura. Ainda tive que tratar de alguns passos cá em Portugal para o certificado e diploma final serem aprovados internacionalmete e traduzidos.

Em julho fui também pessoalmente entregar todos os documentos originais à universidade e conhecer um pouco mais sobre a cidade e o país que me iriam acolher nos próximos 6 anos.

Em setembro tive a minha resposta final e pude preparar tudo para mudar de casa, País e deixar para trás amigos e família de modo a embarcar numa nova aventura.
Olhando para trás, reconheço que foi um processo bastante demoroso e algo complicado. Muitas coisas podiam ter corrido mal mas, felizmente, com preserverança e motivação tudo foi feito e, hoje, posso garantir que valeu bastante todo este esforço 😊



Comentários

Mensagens populares